porto-seguro-empresa
Seguro Auto-Porto para pessoas com deficiência: como funciona?
30 de maio de 2016
residencial
Seguro de obra de arte existe? Proteja o que esta dentro de casa!
30 de maio de 2016

O trânsito de SP está ficando cada vez mais rápido! Será?

masp

A cidade de São Paulo é famosa pelos seus pontos turísticos como o Parque do Ibirapuera, MASP e a Avenida Paulista, pela vida noturna agitada, pela instalação de grandes empresas e pelo trânsito cheio e caótico. Quem anda de carro na cidade sabe que não é fácil. Algumas ruas simplesmente travam e você pode passar horas para chegar em casa ou no trabalho.

Mas esse panorama assustador parece que está mudando. E quem diz isso são duas fontes diferentes.
Segundo a CET, Companhia de Engenharia de Tráfego, a lentidão no trânsito em horários de pico diminui em 2015 em relação com 2014. Os números são notáveis: entre as 17 e 20 horas a redução foi de 16,6%, já pela manhã das 7 às 10hrs a redução foi de 6,6%. No primeiro horário, a média foi de 95km de lentidão ante 114km do ano anterior. No outro horário, de 75km em 2014 foi para 70km em 2015.

A pesquisa TomTom Trafic Index, o mais importante ranking mundial de medição de congestionamentos, também revela números positivos em relação ao trânsito de São Paulo. Em 2013, a cidade estava em 7º lugar, ou seja, no topo do ranking das cidades que possuem um trânsito caótico – nada positivo. Porém, em 2015 a cidade caiu para a 58º posição, uma grande mudança! O ranking é feito com 295 metrópoles que possui mais de 800 mil habitantes em 38 países diferentes.

E está muito enganado quem pensa que São Paulo é a cidade brasileira o trânsito mais lento: o Rio de Janeiro é o destaque do país, ficando no 4º lugar. Quem acompanha a cidade maravilhosa no pódio é a campeã Cidade do México, seguida por Bangkok e Istambul.

Para compor o ranking, a TomTom, fabricante de sistemas de navegação para automóveis, analisa o tempo que o condutor gasta dentro de um veículo de transporte individual em trajetos determinados nos horários de pico comparado com o tempo gasto sem congestionamento. Ou seja, o fator tempo é importante para fazer o ranking, quesito que os paulistanos reclamam bastante!

Vale lembrar que no ano passado, em 2015, a Prefeitura de São Paulo fez algumas importantes alterações no tráfego da cidade. As vias arteriais tiveram sua velocidade máxima diminuída para 50 km/h. O resultado, segundo dados da CET, é uma queda notável no índice de mortalidade no trânsito e mais fluência na mobilidade veicular. Além disso, o tempo médio gasto nas locomoções feitas de carro pelos paulistanos diminuiu.

O trânsito da capital ainda tem muito o que melhorar! Porém, de pouco em pouco, o tempo gasto dentro dos carros está diminuindo. Além, claro, do menor número de acidentes envolvendo veículos. E vale lembrar: quanto menores forem os riscos que o seu carro corre, menor é o preço do seu seguro auto! Ou seja, quanto mais melhorias no trânsito, melhor.

Solicite sua cotação com a Asseplanos e obtenha os melhores preços! Confira!